quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cooperação Internacional em pauta na SBPC



No dia 11 de julho, durante a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciẽncia (SBPC), vai ser realizada a mesa redonda Cooperação Brasil – União Européia em Educação, Pesquisa e Extensão. “O evento objetiva sobretudo mostrar a missão e o trabalho do Instituto de Estudos Brasil-Europa, o IBE.” , comenta a professora Ofir Bergman, da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI).

O projeto do IBE foi o vencedor numa seleção feita pela Comissão Européia (CE) para a criação de um instituto de estudos europeus. Coordenado pela USP e inaugurado em 2010, a cooperação, financiada parcialmente pela CE, tem prazo para durar até 2013. O custo total do projeto foi de mais de 3 milhões de euros. Além da coordenadora da CAI, também foram convidados para participar da mesa Jerome Poussielgue, representante da CE, e os professores Moacyr Martucci, da USP, e Edgar de Decca, da Unicamp.

Além da UFG, os outros parceiros brasileiros são as federais do Piauí, Minas Gerais, Pará e Santa Catarina, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Na Europa, as instituições associadas são a Ecole Nationale d'Administration (França), Universidade do Porto (Portugal), Université Libre de Bruxelles (Bruxelas), Brunel University (Inglaterra), Univesità egli di Roma La Sapienza (Itália), Karlstads Universitet (Suécia) e Freie Univesitat Berlin (Alemanha).

A programação internacional da SBPC também conta com a sessão especial de Cooperação Brasil – Alemanha, que vai ocorrer nos dias 13 e 14 de julho. O encontro, com a presença de nove instituições alemãs, tem o objetivo de fortalecer ainda mais o intercâmbio e os projetos de pesquisa conjuntos entre os dois países, principalmente nas áreas de Geociências e Biologia.

De acordo com a professora Ofir, o governo federal vai disponibilizar, até 2014, 75 mil bolsas internacionais; a Alemanha foi um dos países que se mostrou mais disposto a receber estudantes e professores brasileiros. No dia 13, ainda vai ser realizada uma reunião entre o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e pesquisadores brasileiros e alemães da agência de cooperação acadêmica Brasil-Alemanha (DAAD).

Mais informações no site da 63ª Reunião Anual da SBPC:

Serviço:

Mesa redonda: Cooperação Brasil – União Européia em Educação, Pesquisa e Extensão
Dia 11 de julho, às 15:30h
Auditório do Instituto de Ciências Biológicas I (ICB I)


Sessão Especial Cooperação Brasil-Alemanha
Dias 13 – 13h às 14:50h
14 – 12h às 18h
Mini-auditório FCHF

Nenhum comentário:

Postar um comentário