terça-feira, 12 de julho de 2011

O ENEM em debate na 63ª Reunião da SBPC


Reitores, professores e estudantes debateram em mesa-redonda nesta terça-feira, 12, durante a SBPC, a qualidade, funcionalidade e logística de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que tem sido utilizado por universidades como processo seletivo para o acesso ao Ensino Superior. O debate contou com a participação da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame. 

A presidente do Inep apresentou alguns avanços no Enem, como a chamada pública para instituições de Ensino participarem como elaboradoras de questões para o exame. Entre as novidades também está confirmada a realização de duas edições do exame em 2012, uma em abril e outra em outubro. 

A plateia questionou fatores como a correção das redações e a divulgação destes resultados, e a parte logística de aplicação do Enem. Reitores de várias universidades federais destacaram a potencialidade destas instituições em participar da aplicação das provas, reconhecendo a complexidade deste expediente. 

A discussão também abordou a possibilidade de inclusão social propiciada por uma prova que é nacional, já que os estudantes podem se inscrever pela internet e realizarem as provas em suas cidades de origem, concorrendo em universidades de todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário