quarta-feira, 6 de julho de 2011

Desafios da educação no Brasil serão abordados durante a 63ª Reunião da SBPC

Os desafios da educação no Brasil, em todos os níveis do ensino – fundamental, médio e superior – são preocupações que não saem de pauta em encontros de pesquisadores e cientistas que são realizados pelo país afora. A 63ª Reunião da SBPC não foge à regra, e pelo menos dois eventos abordarão o tema durante a reunião: as mesas-redondas “O ENEM e os desafios para o acesso à universidade pública”, conduzida pelo Reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, e que será realizada no dia 12 de julho (terça-feira), e “Desafios da educação no Brasil”, que contará com a participação do professor Nelson Cardoso do Amaral (UFG), e será realizada no dia 11 (segunda-feira).

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi proposto pelo governo federal como substituto do vestibular aplicado pelas instituições, visando a democratização do acesso à universidade pública. Apesar de algumas universidades federais terem aderido integralmente à proposta – a última adesão foi da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – a aplicação do exame ainda é questionada, principalmente quanto à sua segurança. A mesa-redonda programada para o dia 12 de julho, que contará com debatedores relevantes para o tema, como Malvina Tuttman, presidente do Inep (órgão que aplica o exame), Clélio Campolina Diniz, reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e de Helgio Trindade, reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), é uma ótima oportunidade para colocar todos os argumentos em debate.


Serviço:

Mesa-redonda: Os desafios da educação no Brasil
Data: 11 de julho, às 15h30
Local: Auditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME) – Câmpus II da UFG.
Coordenação: Lisbeth Kaiserlian Cordani (SBPC)
Participantes: Nelson Cardoso do Amaral (UFG) e Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG).


Mesa-redonda: “O ENEM e os desafios para o acesso à universidade pública”
Data: 12 de julho, às 15h30
Local: Auditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME) – Câmpus II da UFG.
Coordenação: Edward Madureira Brasil (Andifes e UFG)
Participantes: Malvina Tuttman (Inep), Clélio Campolina Diniz (UFMG) e Helgio Trindade (UNILA)

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