terça-feira, 12 de julho de 2011

A luta pela sustentabilidade


Em seu segundo dia de programação, a SBPC dá continuidade às discussões propostas e aborda a sustentabilidade. O auditório do Instituto de Química da UFG (IQ) recebeu na manhã do dia 12 de julho o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), César Zucco, para a conferência "A Química contribuindo para o desenvolvimento regional sustentável".

A Química tem sido primordial para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, tendo em vista sua presença na maioria dos produtos utilizados. “A química é hoje a maior fonte de bens materiais. Por essa influência, os materiais produzidos no setor químico devem ser sustentáveis. E isso deve ser feito o mais rápido possível”, explica o professor.

A atividade química sempre foi motivo de observação, especialmente quando acidentes acontecem. Para César Zucco, o lançamento livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson, é um marco do movimento ambientalista, pois denuncia a contaminação maciça por DDT, veneno utilizado para pulverizar plantas e que alteraram o ciclo de vida das aves. O livro denunciou também que a indústria química não informava corretamente a sociedade sobre os riscos dos produtos. Outros acidentes, como em Seveso, em 1976, com o derramamento de dioxina, e em Bophal, em 1984, com explosão e vazamento do gás isocianato de metila, foram citados para ilustrar a importância da Química e a necessidade de um estudo mais aprofundado dessa ciência.

O professor ainda fez um breve relato histórico de momentos marcantes, como as descobertas de Marie Curie sobre rádio e polônio. César Zucco destacou o Ano Internacional da Química, comemorado nesse ano, que tem o objetivo de informar o cidadão sobre o contexto químico em que ele vive, os riscos e benefícios, além de despertar vocações e talentos criando novas lideranças que com criatividade e empreendedorismo possam levar a química para frente.

Sustentabilidade
Mas o que é sustentabilidade? Segundo Cesar Zucco, é um caminhar que permite a humanidade, no presente, encontrar o bem estar e satisfazer suas necessidades econômicas, sociais, sem comprometer o futuro das próximas gerações. “Pensando nisso, a Química tem como objetivo, para esse século, transformar matérias abundantes e biomassa em bens materiais e reaproveitar resíduos, de modo a preservar o planeta”, afirma o professor.

Para isso, o pesquisador destaca a importância da pesquisa e dos estudos para a formação de profissionais capacitados para lidar com essas novas demandas da sociedade e do planeta. Ele acredita que o perfil do profissional hoje deve ser aquele que busca a sustentabilidade. “As diretrizes dos cursos de Química devem ser voltadas para formar profissionais que se preocupem com a defesa da vida, do meio ambiente e do bem estar dos cidadãos”, completa.

E não é só para a academia que as mudanças devem ser implementadas. Novos métodos de produção estão sendo testados e colocados em prática nas diversas indústrias do país e do mundo, buscando prevenir a formação de resíduos, economia de átomos, reagentes menos perigosos, produtos seguros, diminuir gastos de energia, buscar matérias primas renováveis, produtos com proteção e segurança. “De todos os processos químicos atuais, apenas 10% são ambientalmente satisfatórios. Isso é um grande desafio para as próximas gerações, buscar soluções para que esses processos sejam sustentáveis. A alta tecnologia deve ser aplicada para resolver problemas sociais”, afirma Cesar Zucco.

Exemplos apontados pelo professor durante a palestra mostram que a preocupação com o esgotamento dos recursos naturais do planeta está cada vez mais intrínseco nas tecnologias empregadas em empresas e nas pesquisas desenvolvidas. Prova disso é a utilização cada vez maior de materiais biodegradáveis como alternativa para matéria prima de plásticos, por exemplo, ou ainda a criação dos plásticos verdes, feito de fontes renováveis, alternativos aos derivados de petróleo.
Zucco acredita, no entanto, que a mudança deve partir de toda a sociedade. Pequenas mudanças de comportamento como consumir menos energia, não utilizar sacolas plásticas, produzir menos lixo, optar por formas de transporte menos poluentes, entre outras, são fundamentais na busca pela sustentabilidade. “Enquanto mantivermos esses padrões de consumo e produção, continuaremos a esgotar o planeta. Não acredito que ele tenha tanto tempo para esperar uma mudança de comportamento”, enfatiza o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário